A História do Orgonite

O termo Orgonite é derivado da palavra Orgone ou Órgónio.

Orgone foi o nome que o psiquitra Dr. Wilhelm Reich (1897 – 1957) utilizou para denominar a energia vital, também conhecida como “Qi” (Japão), “Chi” (China), “Ether” (Grécia) ou “Prana” (Índia). A existência de uma “energia vital universal” que percorre toda a natureza era aceite com pouca contestação, mesmo nos meios científicos, até ao século XIX, quando os cientistas começaram a tentar desmistificar a sua existência. No entanto, algumas descobertas nos séculos XX e XXI, conduzidas por alguns pioneiros, levaram a que o interesse por essa energia vital voltasse à ribalta. É nessa altura que aparece o Dr. Wilhelm Reich.

Dr. Wilhelm Reich nasceu no antigo império Austro-húngaro, em 1897. Depois de uma adolescência complicada, na qual perde os pais, e com o começo da I Guerra Mundial, Wilhelm teve que fugir para Viena. Já após o final da guerra, em 1918, ingressa na Faculdade de Medicina. Foi em 1919 que conheceu Freud, que rapidamente se tornou seu mentor. Mas as ideias de Reich sobre a natureza essencialmente sexual das energias levou a que se criassem divergências entre ele e Freud.

Após ter sido expulso da Alemanha em 1933, mudou-se para Oslo, na Noruega e finalmente, em 1939 vai para Nova Iorque.

Wilhelm Reich com cerca de 25 anos.

É no seu laboratório Orgonon, em Rangeley, Maine que Wilhelm Reich efetua experiências com energia Orgone.

As suas experiências incluíam a utilização de um galvanômetro que permitiu descobrir que a nossa pele tem uma carga quando nos encontramos em situações agradáveis, ao qual ele apelidou de energia bioeléctrica. Mais tarde, descobre glóbulos de energia que chamou de bions. Estes glóbulos forneciam um tipo de radiação que carregava objetos próximos. Ao descobrir que esta radiação era a mesma que a energia bioeléctrica que tinha descoberto anteriormente, ele então apelidou de Orgone ou Órgónio.

Wilhelm Reich constrói o seu primeiro Acumulador Orgone, também conhecido como ORAC. Consistia de contraplacado forrado com camadas alternadas de matéria orgânica (lã) e inorgânica (chapas de ferro). A intenção era de gerar uma forte concentração de energia orgone positiva, que teria um efeito curativo.

Orgonon em Rangeley, Maine – EUA.

Reich conduziu experiências com ratos portadores de cancro numa caixa ORAC. Ao colocar ratos saudáveis e ratos doentes dentro da caixa e comparando com um outro grupo de controlo, ele descobriu que mesmo os ratos com cancro tinham uma duração de vida superior aos que não eram mantidos na caixa ORAC. Mais tarde ele trataria pessoas com cancro e outros problemas.

Em 1951 ele constrói o primeiro Cloudbuster, que é um dispositivo feito com tubos ocos de metal que ele acreditava que era capaz de puxar a energia orgone negativa da atmosfera. Durante a seca de 1953, 2 agricultores pedem a sua ajuda para que ele faça chover. De acordo com uma testemunha anónima, a chuva começou a cair ao final do dia, salvando as plantações.

Acumulador Orgone (ORAC)

Este acontecimento foi o suficiente para que, em 1954, a FDA (Food & Drugs Administration) criasse uma ordem judicial em que era proibida a venda de Acumuladores Orgone. Em 19 de março de 1954 um juiz decreta que todos os acumuladores, as suas partes e instruções fossem destruídas, e que vários dos livros de Reich em que é referido orgone, fossem retirados do mercado.

O culminar desta ordem judicial dá-se em 1956 quando, após um dos associados de Reich enviar partes de um acumulador por correio para outro estado, em completa violação do decretado pela FDA. A 5 de junho de 1956, 2 oficiais da FDA deslocaram-se ao laboratório de Reich para supervisionar a destruição dos acumuladores. A 26 de junho, os agentes regressam para supervisionar a destruição de todo o material promocional, incluindo 251 cópias de livros de Reich. No dia 23 de agosto, 6 toneladas de livros, jornais e papeis de Wilhelm Reich foram queimados numa inceneradora em Nova Iorque.

Cloudbuster

A março de 1957, Wilhelm Reich é preso e a 3 de novembro de 1957, ele é encontrado morto na sua cela, completamente vestido com excepção dos sapatos. Conforme indicação sua, encontra-se sepultado em Orgonon, no seu laboratório em Maine, EUA.

Se quiser saber informação mais detalhada sobre a vida de Wilhelm Reich, pode consultar o artigo na Wikipedia, clicando aqui.

Wilhelm Reich é preso em 1957

A origem do Orgonite

É bem provável que o Orgonite, tal como o conhecemos hoje, já existia há muito mais tempo. Uma das primeiras vezes que é mencionado um dispositivo muito similar a orgonite foi por Franz Bardon (1909 – 1958), um praticante hermético que tinha muita experiência no oculto e em cura. Bardon foi preso durante 3 anos pelos Nazis por este se ter recusado a revelar informação esotérica. No seu livro de 1956, “Magia Prática – O Caminho do Adepto”, ele faz referencia a um aparelho chamado de “condensador de fluidos” que pode ser usado para armazenar energia etérica. Estes condensadores podem ser sólidos, líquidos ou gasosos. O condensador sólido consistia de uma mistura de 7 metais terrestres (chumbo, zinco, ferro, ouro, cobre, bronze e prata), carvão e resina, que são praticamente os mesmos ingredientes usados hoje num orgonite.

Franz Bardon (1909-1958)

Orgonite, tal como o conhecemos hoje, foi feito pelo austríaco Karl Hanz Welz. No ano de 1991, ele melhorou o desenho do Acumulador Orgone de Wilhelm Reich ao criar um dispositivo feito de partículas de metal dentro de resina. Ao contrário do ORAC de Reich que acumulava tanto Orgone Positivo (POR) como Orgone Morto (DOR), o “gerador orgone” de Welz convertia DOR em POR. Foi nessa altura que ele deu-lhe o nome de Orgonite. Mas foi só em 2005 que Welz registaria o seu nome, quando tinham passado quase dez anos em que já era comum utilizar esse termo.

Karl Hanz Welz

Foi no inicio do século XXI que Don e Carol Croft melhoraram a formula original do Orgonite, ao acrescentarem um cristal na mistura entre o metal e a resina. O cristal de quartzo, com o seu efeito piezoeléctrico, amplifica a energia e ajuda a transformar o Orgone Morto (DOR). Algumas pessoas acreditam que, o orgonite sem um cristal de quartzo, irá tornar-se ao longo do tempo num acumulador de Orgone, que poderá ser prejudicial se for colocado num local com muita carga negativa. Os Croft foram também pioneiros no movimento de oferta de Orgonite, que entretanto se espalhou pelo mundo inteiro.

Don e Carol Croft

Surge a Orgone4Life

Com base nestes ensinamentos, em 2016 surge a Orgone4Life.

Começou por fazer lembranças de casamento personalizadas e feiras de artesanato na zona de Lisboa, em Portugal.

Em 2017, abre finalmente o seu website com loja e faz o envio de Orgonites para o mundo inteiro.

error: Content is protected !!